Home
Membros
Pesquisas
Working Papers
Seminários
NEPOM
Fale conosco

 

NEPOM - Núcleo de Estudos em Política Monetária
Introdução

O NEPOM é o Núcleo de Estudos em Política Monetária do IBMEC-MG cujo objetivo é promover estudos para o entendimento da economia brasileira, principalmente no que diz respeito aos problemas relacionados à condução da política monetária.

Breve Histórico
Iniciado no primeiro semestre de 2008 por iniciativa do prof. Cláudio D. Shikida e do aluno Pedro Henrique Sant'Anna, o NEPOM é composto de um professor-diretor e vários alunos de graduação do curso de Ciências Econômicas. O objetivo inicial era a investigação sobre as possibilidades e limites da política monetária e do Sistema de Metas de Inflação na economia brasileira. Para alcançar este objetivo foi desenvolvida uma metodologia própria de acompanhamento da conjuntura econômica aliado a análises econométricas para fins de previsão.

O principal produto do NEPOM é a análise das possíveis decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) previamente às reuniões do mesmo, motivo pelo qual foi inicialmente conhecido como "pré-Copom". A tentativa de prever as ações do Copom tem como sub-produtos a previsão de algumas séries econômicas utilizadas na construção de nossos cenários.

Nossa previsão sobre as ações de política monetária é feita em reunião aberta ao público, sempre por volta de uma semana antes da reunião do Copom. Cabe observar que não há reunião aberta do NEPOM fora do período letivo.

Metodologia de Trabalho
A dinâmica desenvolvida pelo NEPOM favorece a interação entre seus membros, oriundos de diferentes períodos do curso. Neste sentido, alunos menos experientes ganham familiaridade com conceitos e métodos que aprenderão adiante no curso. Para os alunos mais experientes é uma oportunidade de aplicação de conhecimentos, além de lhes permitir o treinamento na explicação e discussão de conceitos avançados com alunos menos experientes.

O contato é diário, com trocas de informações por meio de correio eletrônico e, semanalmente, há um encontro presencial. Entre uma reunião e outra, cada membro desenvolve suas atividades individualmente (ou em conjunto com outros membros do NEPOM). Estas incluem:
  • Acompanhamento da conjuntura nacional e mundial 
  • Previsão econométrica de variáveis
  • Aperfeiçoamento de modelos econométricos 
  • Construção de cenários para fins de previsão 
A partir destas atividades é elaborada a apresentação que é feita em reunião aberta ao público. 

Composição Atual
Direção
-  Cláudio D. Shikida

Analistas
- Christiane Pereira Dolabella
- Evérton Coelho Gomes
- Luiz André Miranda
- Pedro Henrique Sant'Anna
- Renato Byrro

Trainee
-Rafael Byrro











Apresentações anteriores

Notas para a imprensa (em breve)

Informativo (em breve)

Fale Conosco

  • Comentários? Clique aqui.